sábado, 26 de setembro de 2009

A consulta da 13.ª semana

Feita a última ecografia, foi a vez de mais uma consulta de rotina. Ao que parece tenho-me portado bem, só engordei um quilo desde a última consulta. A medida da nuca do bebé também está óptima. Assim sendo, parece que o seu desenvolvimento está a correr às mil maravilhas.
Nesta consulta expus ao médico a minha maior preocupação ao nível da alimentação: era o facto de não beber leite, apesar de consumir todos os seus derivados. Isto deve-se a um problema de vesícula que tive em Timor, onde a médica me aconselhou a deixar de beber leite, por ser de difícil digestão. Desde o início da gravidez, tenho tentado compensar comendo e bebendo iogurtes. O médico disse-me que o não beber leite não trará problemas desde que eu vá buscar cálcio a outros alimentos, alguns deles com maior concentração deste nutrientes. Por isso, aconselhou-me a comer um queijo fresco pasteurizado todos os dias. Agora tenho de ir mais vezes ao supermercado, porque o prazo de validade do queijo fresco é muito curto...
A outra grande preocupação, e bem maior do que a da falta de leite, é a da famigerada GRIPE A. Voltei a dar aulas no dia 16 de Setembro e fiquei, desta forma, mais exposta a esta doença. O médico mostrou-se preocupado, pediu-me para redobrar cuidados ao nível de desinfecção e higienização e disse-me que assim que um caso de gripe A fosse detectado na escola eu deveria ficar imediatamente em casa. Ainda sugeriu que eu desse aulas de máscara, ao que respondi que, apesar de ser possível, tornava-se quase impraticável quando se está perante turmas de 28 alunos, entre os 10 e os 11 anos...

4 comentários:

Anónimo disse...

Queridos Zé e Fernanda

É com enorme satisfação que recebo esta maravilhosa notícia.
Como devem imaginar terei muito gosto e farei mesmo questão de acompanhar esta vossa longa viagem (na realidade não é assim tão longa, pois quando derem conta... já cá têm o vosso rebento. O tempo passa muito depressa).
Enquanto jovem mãe, aliás mãe recente terei imenso prazer em esclarecer alguma dúvida. O que estiver ao meu alcance não hesitem em questionar.
Estou mesmo muito feliz, pois sei perfeitamente que é uma fase lindíssima da vida de um casal, especialmente de uma mulher.
Parabéns aos futuros papás!
Tudo de bom!
bj.
Ana Varela

Maria Teresa Tia disse...

conhecendo-te como conheço.. acho que não deves temer a gripe A.. Acho que é mais a gripe A que te deve temer a ti..

Pi disse...

Não te preocupes com a gripe, não vais apanhar de certeza!!!!

Alimentos ricos em cálcio: verduras (espinafres, cebola, grelos, brócolos), legumes (lentilhas, soja), peixe (linguado, besugo, salmão, sardinhas, mexilhões, gambas e camarões e todos estes), ovos, frutos secos! Tens muito por onde escolher! Não t esqueças do magnésio para absorver melhor o cálcio!

Conhecendo-vos, sei que estão muito felizes! Eu tb o estou p vocês!!!! :-)

ana disse...

Fernanda foi com um enorme gosto que recebi a noticia de que ias ser mae. Foi o teu pai que me disse.
É o momento mais bonito e sagrado na vida de uma mulher.
bjs felicidades
Ana Cristina Fazenda -Casével